NOVO TEMPO
Em oração pela Igreja que luta
INTRODUÇÃO
A Diocese nossa Senhora Auxiliadora do Tabosa, pastoreada pelo bispo e frade franciscano, Dom Hery Cardoso, OFM, por meio do protocolo 25/2020, Livro III da Cúria Diocesana, que dispõe acerca das "Orientações para o tempo de 'Sede Vacante'", traz em seu teor o link para esse documento. Este, por sua vez, tem o objetivo de orientar, instruir e emitir normativas, com peso de lei, para os reverendíssimos senhores Curas, Reitores e Párocos de todas as igrejas que estão ligadas à Mitra Diocesana.
Ao contextualizar nossa atual situação, na presente data, 18/10, vivemos o penúltimo dia do pontificado de Sua Santidade, João Paulo VII, que renunciou ao papado após cinco meses guiando a Igreja. Dito isso, após a consumação dessa renúncia que dar-se-á no dia 19/10, segunda feira, às 22:30, iniciaremos um novo tempo na Igreja, o chamado; tempe sede vacante. Em sua tradução literal, significa "tempo do trono vazio", ou seja, as dezenas de pessoas que vivem na Igreja Habbiana estarão sem seu líder. Por isso, as normas que emitiremos no presente, devem ser extritamente seguidas e observadas, salvo em casos que houver disposição em contrário do Colégio dos Cardeais, a quem compete o poder administrativo da Igreja neste novo tempo.
Portanto, após deliberação e aprovação do clero diocesano, tornamos público o documento "NOVO TEMPO: em oração pela Igreja que luta".
DOM HERY CARDOSO, OFM
Bispo Diocesano
MONSENHOR JOÃO SANTANA, OFM
Chanceler do Bispado
PADRE CAINÃ DA CRUZ
Vigário Geral
PADRE PEDRO LUCAS
Membro do Colégio dos Consultores
PADRE ENRICO VITTORIO
Incardinado na Diocese do Tabosa
CAPÍTULO I
Sobre as celebrações em intenção do conclave
É costume que, após a renúncia ou morte do Sumo Pontífice, a Igreja reze Solenes Concelebrações Eucarísticas em intenção do Papa e do Colégio dos Cardeais, que tem o dever de eleger o papa. Por conseguinte, o bispo e os padres do Tabosa decidiram agendar e inscrever neste documento as datas, horários e locais em que essas celebrações serão presididas. É de suma importância que a Igreja taboense experimente uma vida em oração pela Igreja que luta neste novo tempo.
Portanto, segue a agenda da semana que inicia hoje, 18/10, e se conclui na próxima sexta, 23/10:
• Pároquia Beato Carlos Acutis: segunda feira, 19/10, às 21:00. Santa Missa em intenção do Papa João Paulo VII.
Santa Missa presidida pelo Padre Pedro Lucas.
• Catedral Nossa Senhora Auxiliadora do Tabosa: terça feira, 20/10, às 14:00. Santa Missa em intenção do Santo Conclave.
Santa Missa presidida pelo Padre Cainã da Cruz.
• Santuário São Padre Pio: quarta feira, 21/10, às 20:30. Santa Missa em intenção do Santo Conclave.
Santa Missa presidida pelo Monsenhor João Santana, OFM.
• Catedral Nossa Senhora Auxiliadora do Tabosa: quinta feira, 22/10, às 13:30. Santa Missa em intenção do Santo Conclave.
Santa Missa presidida pelo Padre Enrico Vittorio.
• Santuário São Padre Pio, capela Dom Helder Câmara: sexta feira, 23/10, às 21:00. Santa Missa em intenção do Santo Conclave.
Santa Missa presidida por Dom Hery Cardoso, OFM, e concelebrada por todo o clero diocesano.
As orações que deverão ser usadas nas celebrações estão disponíveis em: Santa Missa pelo Papa, Santa Missa pela Eleição de um Papa.
CAPÍTULO II
Sobre as adaptações nas Orações Eucarísticas
Seguindo as orientações da Congregação para o Culto Divino, no território da nossa diocese, compreendendo todas as paróquias ligadas à Mitra Diocesana, está proibido ao presidente da celebração, a adaptação ao seu bel querer nas Orações Eucarísticas. O bispo diocesano e os padres do Tabosa deliberaram e aprovaram que seja omitida a prece pelo Papa, tendo em vista a Sé Vacante.
Dito isso, segue o exemplo para a:
Oração Eucarística I, seja rezado: Nós as oferecemos pela vossa Igreja santa e católica: concedei-lhe paz e proteção, unindo-a num só corpo e governando-a por toda a terra. Nós as oferecemos por nosso bispo Hery, e por todos os que guardam a fé que receberam dos apóstolos.
Oração Eucarística II, seja rezado: Lembrai-vos, ó Pai, da vossa Igreja que se faz presente pelo mundo inteiro: que ela cresça na caridade com o nosso bispo Hery e todos os ministros do vosso povo.
Oração Eucarística III, seja rezado: E agora, nós vos suplicamos, ó Pai, que este sacrifício da nossa reconciliação estenda a paz e a salvação ao mundo inteiro. Confirmai na fé e na caridade a vossa Igreja, enquanto caminha neste mundo: o nosso bispo Hery, com os bispos do mundo inteiro, o clero e todo o povo que conquistastes.
Em suma, afirmamos que esta normativa deve ser seguida, tendo como punição àqueles que ela desobedecerem todo o peso do Direito. Também é importante salientar que as preces pelo papa nas Orações Eucarísticas que não foram citadas mas que podem ser usadas, também devem ser omitidas. Caso se desejar celebrar em intenção do Papa João Paulo VII, seja seu nome falado na oração da coleta.
CAPÍTULO III
Sobre a viagem para Roma
Tendo concluído os compromissos dispostos no capítulo segundo deste, o clero diocesano é convidado à viajar, junto ao seu Bispo Diocesano, para a Santa Sé, sendo dispensados dos preceitos dominicais, por necessidade pastoral de tornar público o nosso apoio ao colégio dos cardeais e toda Igreja. Porquanto, se por necessidade administrativa um padre estiver impedido de participar, este cumpra com seu dever e, se oportuno, vá a Roma. O custeio da viagem e da estadia, que trataremos a seguir, será financiado pelo cofre diocesano, sob tutela da Cúria Diocesana.
CAPÍTULO IV
Sobre a estadia em Roma e o retorno ao Brasil
Ao chegar em Roma, o bispo diocesano e os padres do Tabosa, tais como os leigos e leigas que acompanharão a comitiva, farão check-in no hotel reservado pela cúria. É importante salientar que os taboenses devem permanecer sempre unidos, seja em suas visitas pela Cidade do Vaticano, seja nas Celebrações Eucarísticas presididas pelos cardeais.
A comitiva retornará à cidade de Monsenhor Tabosa - Aparecida, Brasil, somente após saudar o novo papa. Isto sendo consumado, todos os membros da comitiva devem retornar ao hotel para fazerem o check-out e embarcarem no avião que fora fretado pela Diocese do Tabosa. Após o desembarque em Queluz, cidade vizinha a Monsenhor Tabosa, todos devem retornar aos seus afazeres.
Não tendo mais nada a declarar, desejo que este novo tempo seja, verdadeiramete, um tempo novo para a Igreja Habbiana. Que a Senhora Auxiliadora do Tabosa e o Servo de Deus Monsenhor Tabosa nos proteja nessa viagem, sempre sob a guia da Santíssima Trindade.
Monsenhor Tabosa, 18 de outubro de 2020,
29° Domingo do Tempo Comum.
DOM HERY CARDOSO, OFM
Bispo Diocesano
MONSENHOR JOÃO SANTANA, OFM
PADRE CAINÃ DA CRUZ
PADRE PEDRO LUCAS
PADRE ENRICO VITTORIO