DOM HERY CARDOSO, OFM
2° BISPO DIOCESANO

Lema: "Factum est a vobis" (Feito por você)
Nascido em Virgem da Lapa (MG): 04/01/1963 (57 anos)
Ordenação Presbiteral: 06/05/2016
Nomeação Episcopal: 28/01/2017
Ordenação Episcopal: 29/01/2017
Posse: 28/10/2020

BIOGRAFIA

Hery Cardoso nasceu no dia 04 de janeiro de 1963, em Vargem da Lapa - Minas Gerais. É doutor em Teologia Pastoral pela Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma (PUG Roma, 07/2020), com a tese "Tríplice Múnus - a Igreja Virtual como Sacerdote, Profeta e Rei". Mestre em História da Igreja pela PUG Roma (05/2018), com a dissertação "A Patrística habbiana".

Graduou-se em filosofia, com licenciatura plena em filosofia e história pela USP (1978). Em 1981, também pela USP, concluiu a graduação em Teologia. Em 2017 mudou-se para Curitiba, assumindo a gestão da Paróquia Santos Arcanjos, Arquidiocese de Curitiba. Após a renúncia de Dom Olavo Arns card. Scherer, foi eleito pelo Colégio de Consultores, Administrador Arquidiocesano de Curitiba, até que fora enviado pelo Papa o metropolita. Em sua gestão, a sua bagagem acadêmica, corporativa, pastoral e de vida foram essenciais para que obtivesse êxodo em sua administração, sendo reconhecido por ser um exímio pastor junto aos leigos, trajetória que ainda hoje é elevada em seu trabalho pastoral. De setembro de 2018 a janeiro de 2020 fez doutorado na Universidade de Barcelona, Espanha, ausentando-se portanto de suas atividades paroquiais e arquidiocesanas.

É também, pós graduado em Gestão de Pessoas (UNICAMP 2001); Gestão em Administração (UNAE 2005); Liturgia (PUC SP); Pároco da Paróquia de Santa Faustina Kowalska, São Paulo (1982); Cura da Catedral de São Paulo (1986); Chanceler do Arcebispado (1990); Pároco da Paróquia Nossa Senhora Rainha da Paz (2000); Vigário Episcopal da Sé (2005); Vigário Geral (2011); Reitor do Santuário Nacional Nossa Senhora Aparecida (2015); Pároco da Paróquia Santos Arcanjos (2017); Administrador da Arquidiocese de Curitiba (2018).

Dom Hery tem experiência na área de administração, regência em História, filosofia e formação humana e religiosa. Exerceu a Cátedra na USP, no curso de graduação em Filosofia e Teologia, e também na UNICAMP no programa de pós-graduação em História da Igreja e Documentos Patrísticos. 

Foi ordenado no dia 06 de maio de 1981 (2016) e desde então dividiu suas atividades entre as ações paroquiais/arquidiocesanas e a vida acadêmica, tendo lecionado na Pontifícia Universidade Gregoriana na reitoria de Dom William card. Rose. Condecorado com o título de monsenhor pelo Papa Bento III, no fim de 2016. No ano de 1980 professou os votos perpétuos na Ordem dos Frades Menores, pelas mãos do Ministro Geral, Dom Frei Micael, OFM.

Desde que voltou ao Brasil, foi incardinado na Arquidiocese de São Paulo, Aparecida e, atualmente, exerce o cargo de Pároco da Paróquia Nossa Senhora da Soledade, Gruta do Bom Jesus da Lapa, na Arquidiocese Primaz de São Salvador da Bahia de Todos os Santos, onde também exerceu o cargo de Chanceler do Arcebispado, na administração apostólica de Dom Erlei Maria card. Forgione. É membro do Colégio de Consultores, membro da Comissão Nacional de História da Igreja, membro do Instituto São Frei Galvão para Professores Universitários, membro do Conselho Geral da Ordem dos Frades Menores, Secretário Geral da Ordem dos Frades Menores, membro do Instituto Nacional de Filosofia, membro proto-fundador do Instituto Francisco de Assis de inclusão e solidariedade.

No dia 15 de junho de 2020, foi nomeado Mestre de Cerimônias Pontifícias e Presidente do Departamento das Celebrações Litúrgicas do Sumo Pontífice, pelo Papa João Paulo VII. No dia 27 de julho de 2020 tomou posse como pároco da Paróquia Nossa Senhora da Soledade, Gruta do Bom Jesus da Lapa. Em 12 de setembro  do mesmo ano, foi nomeado reitor do Seminário Arquidiocesano São José, cargo que ocupou até ser eleito Administrador Apostólico da Diocese Nossa Senhora Auxiliadora do Tabosa, em 25 de setembro de 2020. Tendo sido um exímio administrador, o Santo Padre o elevou à dignidade episcopal, múnus que já havia recebido em 2017, e o nomeou como segundo bispo diocesano da Diocese Nossa Senhora Auxiliadora do Tabosa em 14 de outubro de 2020. Fora empossado em 28 de outubro de 2020, solenidade dos Apostólos Judas e Simão, sob a presidência do núncio apostólico, Dom Wesley Olveira M. card. Ravassi.

BULA DE NOMEAÇÃO - Bispado do Tabosa

 

I O A N N E S   P A U L U S   E P I S C O P U S
SERVUS SERVORUM DEI

Ao dileto filho Hery Cardoso, até aqui Administrador Apostólico da Diocese de Nossa Senhora do Tabosa, eleito bispo diocesano desta mesma circunscrição e a todo o Povo de Deus,
saúde e benção apostólica.

"A paz na terra, anseio profundo de todos os homens" [1] é a força motriz da nova era. Estabelecida pelo Cristo, ao concedê-la em sua totalidade à comunidade dos Apóstolos, reunidos em torno de Sua benigna mãe, tornar-se-á no atual século o limiar da fé. No âmago do hodierno, encontra-se os frades franciscanos como promotores da paz e do bem. Dois pontos cruciais para vivência da Fé. Os seguidores do Poverello de Assis trazem consigo o dom mais sublime que se encontra debaixo dos céus, concedido por aquele que sobre eles impera.

Por desígnio da providência divina, os filhos de Francisco de Assis se encontram em nossa realidade habbiana. São frades que procuram promover o diálogo e, em suma, indicar os caminhos seguros para promoção da paz, fonte e origem de todo bem. Ele, o Senhor, realiza obras no tempo, para que o homem, amadurecendo nelas, dê seu fruto. Porquanto, como discorrem os veneráveis Padres Conciliares, a Igreja se faz presente no Habbo Hotel para "que possamos, mergulhados no dia a dia, refletir os sagrados mistérios da vida pública de Nosso Senhor e, tornar-nos conhecedores do Seu infinito amor" [2].

Tendo conhecimento do histórico auxílio dos frades menores na administração de Igrejas Particulares, tais como o seu exímio trabalho nos dicastérios romanos, conhecendo a eficiência, a predisposição saudável deste filho do Poverello de Assis e a necessidade pastoral da Diocese de Nossa Senhora Auxiliadora do Tabosa, Arquidiocese de Aparecida, território sob jurisdição da Nunciatura Apostólica para o Brasil, anunciamos a REINTEGRAÇÃO do frade Hery Cardoso, OFM, que agora retorna ao Colégio Apostólico e usufrui de todos os direitos e deveres inerentes aos ofícios administrados com o múnus episcopal. Este nosso filho que agora passa a gozar dos privilégios episcopais, levando consigo o título di Arbano, concedido anteriormente pelo nosso Venerável Antecessor Bento III [3] e, por meio desta, o NOMEAMOS bispo diocesano da Diocese de Nossa Senhora Auxiliadora do Tabosa.

"Dito isso, invoco sobre vós, dileto filho, todas as bênçãos e graças necessárias para bem apascentar as ovelhas do Senhor, sob a poderosa ajuda e intercessão da Santa Mãe de Deus, a Senhora do Tabosa e da Igreja Universal. Admoesto, ainda, que o clero local, assim que desta tomar parte, acolha este que ora enviamos para o meio de vós, com o coração e o espírito abertos à renovação e realização do plano divino." [4]

Dado e passado em Roma, junto aos Apóstolos Pedro e Paulo, aos quatorze dias do mês de outubro do ano do Senhor de dois mil e vinte, no primeiro ano de nosso pontificado.

Ss. IOANNES PAULUS Pp. VII
PONTIFEX MAXIMUS
__________

[1] Carta Encíclica "Pacem in terris", São João XXIII, 1.
[2] Constituição "Predicate Evangelium", Concílio de Jerusalém, Papa João Paulo VII, 32.
[3] Bula de Nomeação Episcopal, Papa Bento III, em 2017.
[4] Bula de Nomeação do Administrador Apostólio da Diocese de N. Srª. Aux. do Tabosa


ATA DE POSSE - Bispado do Tabosa

DIOCESE N. SRª. AUX. DO TABOSA
Cúria Diocesana

At.C 22/2020
Prot. 28/2020
Livro de Posses da Cátedra Taboense

CHANCELARIA DO BISPADO

Aos vinte e oito dias do mês de outubro do ano do Senhor de dois mil e vinte, solenidade do apóstolo Judas Tadeu, às vinte horas, na Catedral Nossa Senhora Auxiliadora do Tabosa, Sé Diocesana, na presença de Ss. Bento Pp. V, Sumo Pontífice, e do Revmo. Sr. Wesley Oliveira d’Médici, Núncio Apostólico para o Brasil, dos demais senhores arcebispos e bispos presentes, na presença ainda dos sacerdotes, religiosos e dos fiéis, tomou posse como Bispo Diocesano do Tabosa o Exmo. e Revmo. Sr. Hery Cardoso. No início da cerimônia, após a apresentação do novo bispo, feita por Dom Wesley Oliveira d’Médici, este pediu que desse conhecimento a todos os presentes da nomeação canônica de Dom Hery Cardoso como Bispo da Diocese Nossa Senhora Auxiliadora do Tabosa, lendo as Letras Apostólicas de nomeação, emanadas do Vaticano. Após a leitura do documento, Dom Wesley Oliveira d’Médici entregou o báculo pastoral e a cátedra a Dom Hery Cardoso, dando posse ao novo bispo, que presidiu a Solene Concelebração Eucarística. Para constar foi lavrada a presente ata, que vai por mim assinada, Monsenhor João Santana, testemunha de tal posse e chanceler do bispado, bem como por Padre Cainã da Cruz, vigário geral, e ainda pelo terceiro membro do Colégio dos Consultores, por uma representante dos fiéis leigos, pelos senhores arcebispos presentes, pelo bispo diocesano empossado, pelo núncio apostólico, e ainda, pelo Sumo Pontífice.

ALCCIONE CATHERINE
Representante dos fiéis leigos

PE. CAINÃ DA CRUZ
Vigário Geral da Diocese

MONS. JOÃO SANTANA, OFM
Chanceler do Bispado

DOM HERY CARDOSO, OFM
Bispo Diocesano empossado

DOM WESLEY OLIVEIRA card. RAVASSI
Núncio Apostólico para o Brasil

Ss. BENTO Pp. V
Sumo Pontífice