Dom Giovanni Oliver

Bispo diocesano do Tabosa - SP

Com Maria, Mãe de Jesus

 


Prot. 08/2020

NOMEAÇÃO


Aos que esta provisão virem, saudação, paz e bênção no Senhor!

Fazemos saber que, atendendo às necessidades dos fiéis e ao bem pastoral da Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora e Catedral Diocesana, no Município do Tabosa - SP, nomeamos para o ofício de PÁROCO (cf. CDC cân. 1234) o Revmo. Sr. Pe. JÚLIO OLIVER, presbítero incardinado de nossa Diocese, por período indeterminado (cf. CDC cân. 522), enquanto não ordenarmos o contrário, conforme o Direito.

O Cura da Catedral deve exercer o cuidado pastoral sob a autoridade do Bispo Diocesano, a quem deve estar unido e, em cujo ministério de Cristo é chamado a participar, exercendo o múnus de ensinar, santificar e governar, com todo zelo em cooperação com o Presbitério e a colaboração dos fiéis leigos (cân. 519). Concerne ainda ao pároco desta Igreja-Mãe Diocesana cooperar com o Bispo em sua administração, já que esta é de fato a Sede Episcopal, onde o epíscopo deve-se sempre encontrar presente. Note-se que a comunhão com o bispo é a condição para que seja legítima uma celebração litúrgica no respectivo território diocesano (cf. Vaticano II in CD 15; SC 42 e Bento XVI in SC n. 39).

Exige-se do pároco, sobretudo zelo para estar à frente da igreja que é comunidade de comunidades de discípulos e missionários (cf. DAp. 164-180), na qual a comunidade sustenta a missão e a missão dinamiza a comunidade. Para isso, é imprescindível que esteja comprometido na implantação do Plano Diocesano de Pastoral.
Como responsável pela administração da Catedral, representa-a em todos os negócios jurídicos - com exceção da compra e venda de imóveis e autos. Ajuda-lhe nesta função o CAEP.

Para melhor atendimento pastoral, concedemos-lhe a faculdade de celebrar a Eucaristia duas vezes ao dia, e até três vezes aos domingos e festas de preceito, se as necessidades pastorais o exigirem (cân. 905 §2).

Esta provisão, quando de sua publicação, será lida aos fiéis nas missas dominicais e registrada no livro tombo da Basílica, para constar.

Dado e passado em nossa Cúria Diocesana do Tabosa, aos 06 de dezembro de 2020, II Domingo do Advento, sob o nosso sinal e selo de nossas armas.


Eu o subscrevi,