CÚRIA DIOCESANA DE NOSSA SENHORA AUXILIADORA DO TABOSA


Tabosa, 03 de Dezembro de 2020.
At.C 36/2020
Prot. 45/2020
Livro III da Cúria Diocesana


COMUNICADO

Aos que estas letras virem, saudação, paz e bênção no Senhor!

"O Senhor é o meu Pastor, e nada me faltará." (Salmos 23, 1)

"Habemus Episcoporum!" 

Gostaria, primeiramente, de saudar o bispo eleito desta Diocese, Dom Giovanni Oliver, confiando a Deus seu ministério e desejando o melhor trabalho possível frente ao seu rebanho, além de entregar a confiança do Colégio Presbiteral desta Igreja a nosso novo pastor. Que ao realizar este exercício, possa realizá-lo em comunhão com o Santo Padre, com o Presbitério e as orientações da Santa Sé, zelando pelo bem de seus diocesanos. A Diocese do Tabosa o acolhe com alegria e de braços abertos, sendo desde já esta a sua nova morada. A missão que o aguarda é imensa e árdua, contudo o senhor não está sozinho, pois caminharemos juntos, contanto sempre com a graça de Deus e a intercessão da Virgem Maria.

Saúdo também especialmente, no início destes escritos, ao Colégio de Consultores, que de forma excepcional tem conduzido esta Igreja Particular na permanência da Sé Vacante, sob a autoridade do Administrador Diocesano, Monsenhor Gregório Magnus, eleito validamente pelos membros do referido grupo, seguindo todas as diretrizes do Direito Canônico. A idoneidade dos presbíteros de nossa comunidade demonstrou-se reta e confiante no exercício da condução da parcela do povo de Deus em nossa região. Após meu retorno à ativa, me faço irmão de vós todos, comungando do mesmo sacerdócio que em Cristo nos une.

No entanto, com grande alegria, comunico-vos que a coordenação colegiada desta Sé será cessada com a posse do novo bispo, a ocorrer no próximo dia 05 de dezembro, sábado, às 16h, horário de Brasília (cf. CDC, cap. 29, cân. 5, 15).

Convocamos, e portanto, é obrigatória a presença do Colégio Presbiteral Diocesano na celebração de posse, valendo-se como missa estacional, dispensando-se da obrigatoriedade apenas com recurso cabível, devendo ser enviado ao Vigário Geral até às 21h de 07 de dezembro, e analisado posteriormente pelo bispo empossado. A cor litúrgica a ser utilizada para os paramentos é o dourado (Branco). Também estão convocados diáconos, seminaristas e leigos pertencentes e/ou envolvidos em movimentos ligados ao Tabosa.

Ressalta-se, ainda, que o governo diocesano, pela próxima sexta (04) e metade de sábado, prossegue na obrigação do Colégio dos Consultores sob chefia do Administrador Diocesano.

O órgão diocesano competente redija e prepare com cautela e decoro o Rito Litúrgico da Tomada de Posse do Bispo Diocesano e o publique neste servidor momentos consideráveis antes do início da celebração.

Sem disposições contrárias, esta provisão, quando de sua publicação, será registrada no livro tombo da Cúria, para constar.

Cúria Diocesana do Tabosa, 03 de dezembro de 2020. Memória de São Francisco Xavier.

*Eu o subscrevi, com respaldo,