DIOCESE N. SRª. AUX. DO TABOSA
Cúria Diocesana

DOM HERY CARDOSO, OFM
por mercê de Deus e da Santa Sé,
BISPO DIOCESANO DO TABOSA

At.C 33/2020
Prot. 42/2020
Livro III da Cúria Diocesana

GUIA
subsídio instrutivo para os participantes

ORIENTAÇÕES GERAIS

1. A missão única das reuniões da Igreja é observar atentamente as necessidades do mundo atual (cf. Decreto Conciliar "Unitas Missionis", 1). Essa expressão de colegialidade e corresponsabilidade missionária-pastoral, deve nortear os trabalhos dessa I Assembleia do Povo de Deus.

2. Por excelência, a presidência da Assembleia compete ao Bispo Diocesano, podendo o mesmo delegar o encargo ao vigário geral ou a quem desejar, sendo para cada sessão ou mesmo durante toda a Assembleia.

3. A realização da I APD é norteada pelo presente documento que dispõe acerca de tudo que é necessário para bem realização da Assembleia. Em casos extremos, o Bispo Diocesano deve legislar.

4. O Bispo Diocesano deve, por meio da comunicação diocesana, compartilhar o questionário contendo as perguntas pertinentes à realização da Assembleia. Este, por sua vez, deve ser respondido em até cinco (5) dias antes da abertura oficial da I APD.

ELABORAÇÃO DO "Documento de Trabalho"

5. O Bispo Diocesano deve, por meio de ato curial, nomear os membros da Secretaria Executiva Temporária para a realização da I APD.

6. A SET será formada por um (1) ministro ordenado, um/a (1) leigo/a e um/a (1) leigo/a consagrado/a.

7. A SET tem por objetivo; conduzir e organizar o documento de trabalho; registrar documentalmente todos os trabalhos desempenhados pela Assembleia; auxiliar no que for solicitado e/ou necessário.

8. O documento de trabalho, por excelência, é o questionário tratado no n. 4 do presente.

ORIENTAÇÕES LITÚRGICAS

9. As missas que forem celebradas em intenção da Assembleia devem seguir as instruções do Missal Romano para as Missas pela Evangelização dos Povos, salvo nos casos prescritos.

10. Em todas as missas tratadas no item anterior, seja rezada a Oração da I APD após as preces ou após a Oração depois da Comunhão.

11. A abertura oficial da I Assembleia do Povo de Deus acontecerá no I Domingo do Advento, dia 29 de novembro de 2020, às 20:00. A Missa será presidida pelo Bispo Diocesano e deve ser concelebrada por todo o clero. Na mesma cerimônia, será aberta a Porta Santa do Jubileu de 15 anos da Igreja.

12. Excepcionalmente por ser preceito litúrgico dominical, a abertura oficial será celebrada com a cor litúrgica do I Domingo do Advento. Deverá ser lida a liturgia própria, tendo pois, acrescentado ao final das preces a
Oração da I APD.

TRABALHOS EM GRUPO

13. Com base nas respostas do questionário (cf. n. 4), o grupo CAMPÃO, formado por dois (2) ministros ordenados e um/a (1) leigo/a, deverá objetivar os trabalhos do grupo em dois aspectos:

- Indicar quem são e quais os problemas vivenciados pelas pessoas mais necessitadas do Habbo.
- Problematizar a ineficácia da ação da Igreja para com esse público.

14. A partir dos dados apresentados pelo grupo CAMPÃO, o grupo PIRAPÓ formado por: dois (2) ministros ordenados e um/a (1) leigo/a consagrado/a, deverá objetivar os trabalhos do grupo em dois aspectos:

- Indicar, À NÍVEL DIOCESANO, as ações mais fecundas para solucionar a problemática apresentada.
- Apresentar novos rumos para a Igreja Taboense no ano de 2020-2021.

15. Após a conversa, os dois grupos devem elaborar um texto breve, que expresse as conclusões do grupo sobre o assunto.

16. O breve texto deve ser enviado à SET na data prevista neste Guia, para que possa ser apresentada em plenário.


Monsenhor Tabosa, Aparecida,
26 de novembro de 2020.