DOM HERY CARDOSO, OFM
por mercê de Deus e da Santa Sé,
BISPO DIOCESANO DO TABOSA
Postagem no facebook pessoal do Bispo Diocesano
"Nunca perca de vista o ponto de partida" - Santa Clara de Assis
#ValeuJPVII
Aos dezenove dias do mês de maio de dois mil e vinte, começara um pontificado que é compreendido como o tempo de glória da Igreja. Tempo de edificar! A Igreja era perpassada por momentos enlutados, pela perda de fiéis leigos e de clérigos. Mas na aurora do novo tempo, do ano da Graça, o Senhor enviou ao Habbo Hotel BR/PT, o cardeal Joseph Ravassi, eleito João Paulo VII, o MAGNO.
DISPOSIÇÃO
"Eu ouvi o clamor do meu povo e o atendi" (Profecia de Isaías)
Verdadeiramente, o Senhor ouviu o clamor de uma igreja em ruinas, massacrada por uma mentalidade tipificamente mafiosa. Por uma pedagogia extremamente anticristã. Por um senso sinodal deturpado. O SENHOR NOS ATENDEU! Passamos por três grandes eventos, e Sua Santidade estava disposto a escancarar as portas do coração para o Povo de Deus. Obrigado, Santo Padre, pela disposição!
PERSEVERANÇA
"Até aqui nos ajudou o Senhor, mas pouco ou nada fizemos" (Carta de São Francisco de Assis ao Frei Leão)
Que coração! Que pontificado! Que abraço! Uma Igreja que estava em ruínas, foi restaurada e edificada. Cristo, por intermédio do seu vigário, nos ensinou que sempre é tempo de edificar. Mesmo o vento estando contrário, em uma noite escura, com a barca agitada pelo mar, o capitão, cabeça visível da Igreja, levou-nos mar adentro, sem nada levar, apenas o amor ao Cristo Pobre, Humilde e Crucificado. Este, ao entrar no mar revolto, convocou todos os bispos do Habbo para se reunirem na Cidade Santa, para discorrerem sobre a vida daqueles que são a base da canoa. Após grande período de reunião, enfim sai a obra: MITTE AD GENTES! Um novo convite, presentificado na realidade habbiana: ENVIA-ME, é o grande chamado que ecoou do X Sínodo dos Bispos. Mas, a Igreja novamente perdia seu rumo, se assustava com o vento assombrando a barca, e então, quando começa a afundar, ouve-se um grito: SENHOR, SALVA-ME. Então, testemunhamos o ápice de todo este caminho papal. Os bispos do mundo inteiro são convidados a gritar: SENHOR, SALVA-NOS. Inicia-se o tempo de edificação. Tempo de entendimento, tempo de confiança no Senhor. Obrigado, Santo Padre, pela perseverança!
RECORDAR É VIVER
"Eles tinham tudo em comum" (Atos dos Apostólos de Jesus Cristo)
Nunca se perdeu, nunca se deixou, jamais afogou. O Senhor é fiel, sim, fiel com todos. Recordo neste momento a grandiosa celebração dos 14 anos de fundação da Igreja Habbiana. Em meus quase quatro anos de sacerdote no habbo, jamais presenciei tamanha alegria e sinodalidade. A Igreja voltava às suas raizes: partilhar o pão e a oração. Em um grande palco, ressoa uma palavra: GRATIDÃO! Diversas vezes se pôde ouvir essa singela palavra da boca do Papa João Paulo VII, que em meio a cerca de 47 concelebrantes, mais os (as) auxiliares da liturgia, exalava o perfume da simplicidade. Obrigado, Santo Padre, por nos fazer recordar que a vida é edificação diária!
Por fim, ela:
GRATIDÃO!
"É tempo de edificar" (Papa João Paulo VII)
Que no fim desta caminhada no pontificado, o Senhor o cumule de alegria. Beatíssimo Pai, o único que osculei os pés em toda a minha vida, desejo testemunhar: O SENHOR ABRIU-NOS AS PORTAS DOS CÉUS, como dizem os populares, OBRIGADO SUCESSOR DE PEDRO! Peço sua benigna bênção para esse pobre frade que um dia se desviou, mas que, por sua benigna intercessão, retorna ao ceio da Igreja e investe sua vida nesta evangelização que vale a pena. Gratidão, Santo Padre!