CÚRIA DIOCESANA
MONSENHOR HERY CARDOSO, OFM
Administrador Apostólico
Prot. 011/2020
Livro II da Cúria Diocesana
"FACTUM EST A VOBIS" (Jo 6, 1-15). Aos que esta decreto virem, o Senhor vos dê a paz e o bem.
Fazemos saber que, devido à; falta de documentação; aos desafios pastorais, após reunião com o clero diocesano na tarde deste domingo, 27 de setembro de 2020, havemos por bem, para louvor e glória de Deus e o bem da Igreja, criar a Paróquia Nossa Senhora Auxiliadora do Tabosa, com sede no distrito de Monsenhor Tabosa. Mediante este Decreto fica assim constituída e, de fato, erigida a sobredita Paróquia, abrangendo além da Catedral Diocesana, a comunidade Santo Agostinho de Hipona, localizada no distrito de Campão Grande.
A nova Paróquia compreende, assim, todo a Cidade de Monsenhor Tabosa, sede deste Bispado, e também o distrito de Campão Grande, ao sul desta cúria.
A Paróquia, segundo o Direito Canônico, é "uma determinada comunidade de fiéis, constituída estavelmente na Igreja Particular, e seu cuidado é confiado ao pároco como o seu pastor próprio, sob a autoridade do Bispo diocesano" (CDC cân. 515, 1. 3.)
Recomendamos aos fiéis da nova Paróquia, que assumam com fé e responsabilidade todo o processo pastoral que nela se desenvolverá, fazendo dela modelo de Igreja formada por comunidades que se ajudam mutuamente.
Seja a devoção à Nossa Senhora Auxiliadora do Tabosa, em cujo louvor dedicamos esta Paróquia, força impulsonadora de toda atividade pastoral evangelizadora e da promoção humana e do compromisso de todos, que desejosos devem formar um só coração e uma só alma que cuida, protege e salva a Casa Comum.
Este Decreto será emitido e tem valor assim que publicado no site diocesano. Deverá ser arquivado na Cúria Dioceaana para constar desta nossa decisão.
A intercessão de Nossa Senhora Auxiliadora do Tabosa, Padroeira da nossa Diocese e da nova Paróquia, faça descer copiosas bençãos sobre todos os queridos paroquianos da nova Paróquia.
Dado e passado na Cúria Diocesana, no dia 27 de setembro de 2020, no XXVI Domingo do Tempo comum, festa de São Vicente de Paula.
MONSENHOR HERY CARDOSO, OFM
Administrador Apostólico