DIOCESE DE N. SRª. AUX. DO TABOSA
CÚRIA DIOCESANA

MONSENHOR HERY CARDOSO, OFM
Administrador Apostólico

Prot. 007/2020
Livro II da Cúria Diocesana

"FACTUM EST A VOBIS" (Jo 6, 1-15). Aos que esta Carta Circular virem, o Senhor vos dê a paz e o bem.

O poeta norte-americano Leo(nardo) Buscaglia disserta que o amor é "querer compreender o que a pessoa amada pensa, o que pensa de si mesmo e do mundo que vivemos". Creio que não seria mais nítido e singular a ideia de amor no nosso meio. O amor de Deus nos foi revelado como uma maneira de pensar, agir e transformar as realidade de ódio em vivências fraternas de concórdia, justiça e cuidado com os irmãos e irmãs. É esse amor que me foi dado ao chegar no Distrito de Monsenhor Tabosa, após a nomeação de Administrador Apostólico, fui acolhido com grande júbilo pelos bispos Idalécio e Gianfranco. É importante para mim esta comunicação entre aqueles que trabalharam em prol de uma vivência diocesana sinceramente fraterna e este que agora vos escreve. Bendigo ao Senhor da nossa Casa Comum, que nos proporcionou viver entre esses irmãos que Ele elegeu para guiar-vos ao redil celeste. Visitei com ambos os bispos; o Distrito de Monsenhor Tabosa, Pirapó da Serra, Campão Grande, Vila do Córgão e a Vila Queluz. Fiquei maravilhado ao descobrir que nesta tão pequena cidade, Deus se torna grande. 

Volto agora para o meu ponto de partida. Nasci no distrito de Virgem da Lapa, situado no Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais. Lá meus pais me ensinaram o valor da fé. Lembro-me que, ainda muito novo, minha mãe me explicava o sentido de ser Igreja, que nas palavras daquela fazendeira dizia "é saber entender o que Deus quer fazer no mundo". Nunca me esqueci disso, mas agora, ao voltar para uma cidade de interior, posso novamente experimentar e vivênciar estes belos momentos da minha infância. Obrigado!

Alguns devem ter estranhado o nome do meu cargo "Administrador Apostólico". Eu explico; este é um cargo concedido à um Ministro Ordenado, ou seja, diácono, padre, bispo, que guia uma (arqui)diocese durante o tempo em que ela não tem um (arce)bispo. Por entre vezes, esse administrador é eleito dentro do clero diocesano, assim sendo, caso seja escolhido pelo próprio clero, é dado o nome de "Administrador Diocesano". No meu caso, fui escolhido pelo Santo Padre, o Papa João Paulo VII, e por isso o nome "Apostólico". Eu estava junto ao clero da Arquidiocese de São Salvador da Bahia, no nordeste. Era responsável pelo Santuário do Bom Jesus da Lapa e da Mãe da Soledade, também estava à frente do Seminário Arquidiocesano São José. Aceito com coração aberto e pés no chão, essa nova missão que a Igreja me pede. Peço que rezem intensamente por mim.

Esta carta circular tem o objetivo de testemunhar a grande acolhida que tive nesta amada diocese que agora passa a ser a minha família. Também desejo apresentar-me um pouco, para que todos possam me conhecer. Afirmo que sou humano, tenho atitudes humanas, falhas humanas. Se necessário me corrigir, peço que o façam como nos exorta o Mestre no Evangelho segundo São Mateus, capítulo 18, versículos de 15 a 20.

Por fim, peço ao Senhor Bom Jesus, que reina eternamente com o Pai e o Espírito, por intercessão da Bem Aventurada Virgem Axuliadora do Tabosa, que nos abençoe e nos guie nessa missão. Amém.

Dado e passado na Cúria Diocesana de Nossa Senhora do Tabosa, aos 26 dias do mês de setembro do ano do Senhor de 2020.

MONSENHOR HERY CARDOSO, OFM
Administrador Apostólico