I O A N N E S  P A U L U S,  E P I S C O P U S
SERVUS SERVORUM DEI

A todos que lerem ou tomarem conhecimento desta, saúde, paz e bênção apostólica.

diletíssimo Gianfranco Luiggi Ravassi, até aqui servo de Cristo liberto dos grilhões do pecado na Paixão, fâmulo e discípulo fiel a esta Sé Apostólica, ganhou grande apreço de nossa parte por suas atividades recentes no que tange ao seu prestígio e zelo ímpar às questões eclesiásticas.

Reconhecendo seus esforços e frutos gerados por meio de seu labor, aprouve-nos, com júbilo, confiar-lhe o ministério que por meio desta lhe nomeamos, para que, sendo fiel, confie-lhe o Senhor muito mais em prol da causa final: o desejo ardente que Ele, o Criador, possui em levar a salvação e o conhecimento da verdade aos homens.

Caríssimo filho, dentro das nossas atribuições apostólicas, enviamos-te a uma nova missão no aprisco de Santa Maria Auxiliadora no Tabosa como bispo diocesano desta circunscrição, para que possais reunir de novo os dispersos do rebanho, proteger e ensinar as que permanecem no aprisco e ser farol e guia para todas as ovelhas que o virem. Esperamos concomitantemente que possais multiplicar os dons da Graça de Deus que gratuitamente recebestes, sob as virtudes da humildade, justiça e temperança.

Que esta incumbência não seja para ti motivo de condenação, mas sim, de abundante crescimento espiritual. Que se abram, da mesma forma, notórios benefícios para o estudo da santa soteriologia e de seus efeitos em meio ao povo de Deus. Que esteja sob a proteção de Deus. Assim seja.

Dado em Roma, aos 12 dias do mês de Julho do ano do Senhor de 2020, primeiro de nosso pontificado.

Ioannes Paulus, Pp. VII
Pontifex Maximus